Opções de cardápios que posso surpreender meus convidadosNão basta apenas se preocupar com bebidas e músicas! Uma festa tem que acertar no cardápio inteiro, e aí mora um grande perigo! Como escolher a comida do meu evento? Não se preocupe! Estamos trazendo algumas opções de como surpreender seus convidados através do que será servido!

1. Churrasquinho com a família/amigos

O bom e velho churrasco brasileiro, regado a cerveja, caipirinha, sucos e refrigerantes. O evento que reúne a família, onde todo mundo se diverte (até o tio chato falar sobre política!). Parece ser fácil agradar todo mundo em um churrasco, mas será que isso é verdade? Você já se perguntou quanto de carne precisa comprar? E qual é o corte da carne? Calma que vamos te ajudar.

Em um churrasco de família, podemos calcular cerca de 400g a 500g de carne por pessoa (adulto de porte médio) em um churrasco em casa, sendo essas divididas entre carnes bovinas, suínas, de aves, etc. Esta quantidade tende a aumentar com a contratação de um buffet para organizar seu evento, uma vez que aumenta o desperdício em carnes frias que os convidados colocam no prato e não fazem o consumo. Além disso, o preparo da carne é mais rápido fazendo com que no período da refeição, aumente o consumo, podemos chegar até a 700g de carne por pessoa.

Exemplo de um churrasco para 10 pessoas (3 homens, 3 mulheres e 4 crianças):

  • Picanha - entre 1.700kg à 2.200kg;
  • Linguiça - entre 0.900kg à 1.400kg;
  • Frango com osso - entre 1.500kg à 1800kg;

Lembrando que estas quantidades são estimadas, é extremamente importante conhecer seus convidados e saber como é o consumo, mas cuidado... Perguntar sobre o consumo pode ofender e causar um desconforto. Para acertar no corte da carne, basta ir em um açougue de confiança e pedir as carnes para churrasco de acordo com a churrasqueira disponível (espeto, grelha, etc), o açougueiro saberá te ajudar e fazer os cortes necessários.

2. Comida Regional

O Brasil é um país imenso e multicultural, e isso tem que ser analisado no seu evento. Se estiver recebendo convidados de outras regiões, sirva pratos locais. Ou apenas se quiser fazer um jantar com tema regional, pode escolher pratos como:

  • Centro-Oeste: Arroz com Pequi em Goiás ou Peixes do pantanal em Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul.
  • Sul do Brasil: Churrasco gaúcho no Rio Grande do Sul ou Ostras e sequência de camarão em Florianópolis.
  • Sudeste: Feijoada carioca no Rio de Janeiro, paella mineira com torresmo em Minas Gerais ou Moqueca Capixaba no Espírito Santo.
  • Nordeste: Carne de sol com macaxeira, Acarajé na Bahia ou caldinho de Sururu em Alagoas.
  • Norte do Brasil: Tucupi ou Peixe com açaí no Pará.

3. Comida em Festas Temáticas.

A festa temática tem ganhado espaço no cenário da família brasileira. Cada vez mais temos pequenas festas juninas nos quintais de casa, festas de halloween, aniversários com temas definidos (super-herói, anos oitenta, etc). Mas o que isso interfere na comida da minha festa? TUDO! Realmente respeite o tema da sua festa, caso tenha um.

Exemplos de cardápios para festas temáticas:

  • Festa Junina: Milho, pipoca, cachorro-quente, pamonha salgada, sanduíches (naturais para o público fitness e o famoso pão com pernil), podem ser opções ótimas para salgados na sua festa junina. Não se esqueça da sobremesa, é essencial. Temos maçã do amor, bolos em geral, paçoca, curau, pé de moleque, pamonha doce, pipoca doce, bolo de milho, etc.
  • Festa Asiática: Você realmente está animado a cozinhar, ótimo! Um ótimo cardápio japonês para uma noite de evento pode ter Sunomono, Sashimi de salmão, Niguiri, Temakis em geral (salmão, shimeji, etc), Hot Roll, Missoshiro e o conhecido Yakissoba! Mas não se assuste, não precisa servir todo este cardápio, poucas escolhas e uma ótima execução já garantirá o sucesso de sua janta!
  • Festa de virada de ano: Como opção para saladas podemos ter na mesa da ceia o salpicão de frango, saladas de folhas com frutas (ex: rúcula, alface, tomate e maçã/pêssego). Já para o prato principal temos diversas opções, como filé mignon regado a diferentes tipos de molhos, como madeira, mostarda, pimenta, ervas finas. Além do file mignon encontramos na mesa da janta tender, leitoa assada à pururuca, pernil com abacaxi, arroz com lentilha (para os que acreditam na sorte e no dinheiro!), entre outros. Na sobremesa a festa perde sua identidade temática, temos inúmeros tipos de sobremesas que podem ser servidas neste evento. Veja o que seus convidados mais gostam e não erre no cardápio!

4. Noite de Pizzas e Massas

Em uma noite de pizzas e massas, é essencial a programação do cardápio. A preparação da pizza (ou o tempo de entrega da pizzaria) é um tempo considerável, neste meio tempo é essencial se preocupar com petiscos ou deixar as demais massas quase prontas, deixando apenas a pizza para o prato principal.

Não se esqueça que seus convidados podem não gostar dos mesmos sabores que você! Veja se receberá pessoas vegetarianas, pessoas com alguma restrição como lactose, glúten, etc. Escolha várias opções de sabores e tente fazer uma pequena pesquisa com seus convidados para chegar em um resultado satisfatório para todos que todos comam bem!

Além da opção de pizzas, se quiser apenas uma noite com diversas massas, temos diversas variações de sabores que podemos juntar com as massas mais conhecidas, como lasanha, canelone, nhoque, macarrão, ravioli ou panqueca. Não fique no convencional, temos diversos tipos de molhos:

  • Molho Branco. Pedida simples e objetiva, amplamente conhecido e muito aceito pelo paladar do brasileiro.
  • Molho ao Sugo. Talvez o mais simples, mas não menos saboroso. Um bom molho ao sugo feito com manjericão e tomates frescos da água na boca de qualquer um!
  • Molho a bolonhesa. Uma opção para quem acha que a carne faz toda a diferença. Um bom molho a bolonhesa muda completamente a cara da sua massa. Mas tome cuidado ao combinar o recheio de sua massa com um molho que contém carne.
  • Molho Pesto. Um molho mais fino, tendo azeite em sua base. Ótimo pedida para acompanhar uma boa massa italiana feita em casa.
  • Molho de queijo. Muita aceitação em restaurantes que servem macarrão. Os molhos de queijo em geral são bem aceitos. Mas cuidado! Pegue uma boa receita para não estragar sua massa!
  • Demais tipos de molhos. Temos inúmeras variações, desde os mais finos e leves até os mais "recheadoS" (molho de mostarda e mel, molho com bacon e tomate seco, amêndoas e catupiry, alho e óleo, molho alfredo, etc.)

5. Noite com amigos e aperitivos

Chamou os amigos para casa, mas o objetivo não é um jantar formal com entrada e/ou vinhos. O objetivo é assistir um jogo de futebol, conversar assuntos simples e engraçados ou até fazer uma reunião informal que durará um tempo maior do que o convencional. E neste momento você se pergunta... O que vamos comer? Então vamos lá...

  • Amendoim, chips e demais industrializados. Não poderíamos deixar de fora, é um dos queridinhos dos futebolistas de plantão quando acompanhado com cerveja gelada. Uma opção fácil, rápida, barata e que cumpre seu objetivo: ser um Aperitivo.
  • Mandioca ou batata frita. Uma opção que gera mais trabalho, mas o sabor acompanha este trabalho. É uma opção barata que muda completamente a experiência dos convidados. Uma excelente opção!
  • Guacamole. Aos que gostam da comida mexicana, é uma boa opção. Porém esta pedida já necessita do acompanhamento de um guia de receita. Ou seja, caso não esteja com tempo e não queira muito esforço, a guacamole não é uma opção!
  • Pista de frios. Pode ser uma opção sem muito trabalho, que não precisa de receita, porém precisa de um planejamento para comprar as coisas e as organizar de um jeito apresentável! Pode ter um preço final mais alto que as demais opções, mas ainda não podemos descartar só por este fator.

6. Lanches da tarde ou coffee-break

Temos diversos tipos de eventos que o foco não está na comida. Temos palestras, workshops, apresentações escolares dos filhos, etc. Para garantir que ninguém vá embora porque está com fome, nesses eventos são servidos pequenos aperitivos para que os convidados se sintam bem e continuem no local.

Uma boa opção para servir em um evento deste tipo é um cardápio formado por pães, bolos, tortas, tábuas de frios, geleias, patês, frutas. Sempre focado na leveza das comidas, afinal não é uma refeição.

Atualmente muitos buffets e padarias trabalham com este tipo de serviço, é popularmente conhecido como coffee-break e, em eventos universitários, é um dos momentos mais aguardados do dia.


Com estas dicas, com certeza você vai ser capaz de fazer uma festa que surpreenderá os seus convidado. Caso não tenha um bom cozinheiro dentro de você e quiser abusar de alguma dessas alternativas, não se preocupe! Atualmente muitos buffets fazem serviços caseiros! Temos macarrão ao vivo, rodada de pizzas, churrascos de confraternização e os mais variados cardápios para atender bem as suas necessidades.

Pronto! Você já alinhou todo o seu cardápio com as nossas opções. Mas além das comidas, temos várias outras coisas para nos preocupar ao realizar um evento ou propor uma confraternização. Você está atento a tudo? Escrevemos um conteúdo sobre um assunto que pode te ajudar "Itens que deve se preocupar para fazer uma festa de sucesso". E ainda, como calcular a quantidade de bebida para seu evento.

Caso tenha se interessado entre em nossa página http://profissionais.trathus.com.br e deixe seu contato, não vamos te encher de e-mails chatos, nem de propagandas, vamos te ligar para BATER UM PAPO e te explicar melhor como encontrar esse profissional!