Todos sabemos que a bebida é uma das principais atrações das festas no Brasil, mas para isso ser verdade, não podemos pecar na escolha dos tipos de bebida e nem na quantidade. Queremos sempre agradar todos os públicos e também não gastar mais do que necessário, mas esta é sempre uma tarefa difícil, estimar quanto de bebida devemos comprar para um evento… Não sabemos ao certo quantas pessoas vão comparecer, quanto cada pessoa bebe em média, que tipo de bebida vale mais a pena, etc…
Esse cálculo depende de diversos fatores e é preciso prestar atenção em cada um deles para não cometer falhas. Listamos algumas dicas abaixo, desde o número e perfil dos convidados até a duração da festa, para não errar na hora das compras e garantir o sucesso do evento!
O tipo de evento influencia muito, pois as pessoas bebem mais quando estão em eventos mais animados, dançando, etc. Em eventos onde os convidados estão ouvindo músicas mais tranquilas e/ou sentadas, o consumo tende a ser menor. Além disso, o horário em que o evento ocorre, muda muito o perfil do consumo, por exemplo, eventos durante o dia, devido ao calor, aumentam o consumo de cerveja, enquanto à noite, se estiver frio, pode aumentar o consumo de destilados. Por último, mas não menos importante, a duração do evento é diretamente proporcional ao consumo de bebida, quanto mais durar, maior o consumo.
A quantidade de pessoas de um evento é uma das variáveis mais importantes para o cálculo da quantidade de bebidas, porém, existe uma grande incerteza em relação a esta, pois muitas pessoas confirmam de última hora ou não confirmam, o melhor que podemos fazer é criar uma lotação máxima, ou média de pessoas, que podem ir e, além disso, fazer o pedido o mais perto possível do evento, consultando sempre quem vai fornecer as bebidas, para saber com quanta antecedência precisa pedir.
Em relação ao tipo de público que vai no evento, normalmente jovens costumam beber mais do que pessoas mais velhas, homens normalmente bebem mais que mulheres, pessoas solteiras bebem mais que pessoas que casais. É claro que nenhuma destas é regra, mas para fazer uma conta geral das bebidas do evento, todas fazem sentido.
Vamos à alguns exemplos (Todos os valores são para o número total de pessoas que vão ao evento):
Seguindo todas estas dicas, com certeza você vai ser capaz de fazer uma festa incrível para seus convidados, sem desperdiçar muita coisa e sem gastar muito dinheiro com bebidas desnecessárias e caprichos que não agregam para a imagem da festa.
Além das bebidas, temos várias outras coisas para nos preocupar ao realizar um evento. Escrevemos um conteúdo sobre o assunto que pode te ajudar http://trathus.com.br/pt/blog/2017/5-itens-que-deve-se-preocupar-para-fazer-uma-festa-de-sucesso. Além disso, se ficou se perguntando se é CARO DEMAIS contratar um profissional para servir em seu evento, leia este artigo sobre o que deve saber ao contratar este profissional http://trathus.com.br/pt/blog/2017/5-duvidas-ao-contratar-um-garcom-freelancer e com certeza verá que vale muito a pena.