A ocupação de garçom, além de pertencer à área de turismo e hotelaria, guarda também importante relação com outras ocupações da área de gastronomia.
Sua origem está diretamente relacionada ao surgimento de restaurantes e às mudanças vivenciadas pela humanidade, ao longo de sua história, em relação aos hábitos alimentares.
O ato de servir está presente desde a Antiguidade, quando o serviço era feito por trabalhadores que serviam seus donos no ambiente doméstico e pelos proprietários e seus familiares donos das tabernas, estabelecimentos comuns do período medieval que ofereciam alimentação e a possibilidade de hospedagem para aqueles que estavam de passagem.
Com o contínuo processo de mudança nos hábitos alimentares e o consequente surgimento do restaurante, apareceu então uma das principais figuras que possibilitam seu funcionamento: o garçom. Foi nesse momento da história que o ato de servir em estabelecimentos passou a ser função específica do garçom.
O nome garçom tem origem francesa. Nessa língua, o termo Garçon significa rapaz ou garoto, e, no Brasil, foi adaptado de acordo com o sistema linguístico português, transformando-se em garçom, com a letra m no final. Já o feminino de garçom, garçonete, também foi construído com base no francês, pois a terminação ette é utilizada na língua francesa para compor o feminino de algumas palavras.
Quando pensamos no trabalho do garçom, imediatamente nos vem à mente a ideia de servir. Trata-se daquele profissional que está sempre pronto para nos ajudar. Quer seja em situações de lazer, por exemplo, em um restaurante de hotel, ou mesmo no corre-corre diário dos restaurantes por quilo, lá está ele para nos atender.
Assim, o garçom é o responsável por servir os clientes de um estabelecimento ou os convidados de um evento. Ou seja, é o indivíduo que representará as qualidades do ambiente, seja as comidas ou até mesmo os serviços. Com isso, a profissão se torna um grande desafio, pois será necessário habilidade para atender às necessidades e expectativas de um cliente, que começará o julgamento na primeira impressão. Dessa maneira, o atendimento começará com a imagem pessoal.